Copyright © 2015 by Revista Hobby News  ·  Todos os direitos reservados ·
Your Business Website
Your Company Slogan Here ...

Sou daqueles que tiveram a benção de ter nascido com o vírus do “aeroccocus” no sangue. Desde sempre sou encantado, apaixonado mesmo, pela aviação. Praticante do aeromodelismo e plastimodelismo desde a infância, brevetado na adolescência, a vida não quis que eu seguisse a carreira aérea. O aeromodelismo ganhou com isso, porque passei a dedicar-me com muito afinco a este hobby/esporte.

A categoria Escala é a que mais me identifico no aeromodelismo. Ao participar do último Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo Escala 2015, em Limeira/SP, aproveitei a oportunidade para conversar com o Presidente da COBRA, Rogério Lorizola e com o Diretor de Escala, Mário Knoll, para demonstrar o meu interesse em realizar a Copa Brasil de Aeromodelismo Escala 2016 aqui em Blumenau/SC. Como até então nenhum outro clube brasileiro havia se manifestado em sediar o evento, recebi carta branca da Confederação para seguir em frente.

Assim, em final de fevereiro, início de março, já com a data definida - 25 a 27/11/216, dei início a missão! A primeira providência foi iniciar o processo de fundação e registro do meu clube, Flugmodell Club Blumenau, o que levou alguns meses. Em seguida, mantive contato com a Prefeitura de Blumenau, através do Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck. Relatei a ele o meu projeto, e que o local adequado seria no aeródromo municipal, o Aeroporto Quero-Quero. Ele de pronto abraçou a ideia e assim, foi solicitado o NOTAM pelo SETERB, órgão municipal responsável pelo aeródromo, para a data do evento.

Uma das minhas preocupações era com relação a banca de juízes de julgamento estático e de voo. Convidei os melhores do Brasil: Otávio Lozzito, Élcio Schuermann, Marcus Kellermann, Eduardo Belmonte, Flávio Visconti e Sérgio Probst. Por obra do destino, Otávio Lozzito nos deixou no meio da empreitada, sendo substituído e correspondendoa altura por Ricardo Hussne. Mais a frente, por motivos profissionais, Eduardo Belmonte e Sérgio Probst foram substituídos por Rogério Lorizola e Fernando Meireles.
Paralelamente a tudo isso estava correndo intensa divulgação da Copa a nível nacional. Revistas especializadas, Facebook, site na internet e muitos, muitos telefonemas!!!

Vinte e dois pilotos fizeram a sua inscrição, sendo que 18 compareceram para competir. Vieram de MG, RJ, SP, RS e SC. Número pequeno, mas compatível com as competições anteriorese com a modalidade Escala no Brasil.

Apesar das ameaças da meteorologia, e de alguns “entreveros”, todos os pilotos puderam fazer os seus 3 voos, após passarem pelo julgamento estático. Para alguns foi a primeira vez que participavam de uma prova escala, então era de se esperar o nervosismo e tremedeira nos comandos! O índice de “lenha” foi mínimo, apenas duas baixas.

Foi interessante ver os novatos aprendendo como é uma competição de escala. Todos, sem exceção acharam fácil, tirando definitivamente da cabeça aquela ideia pré-concebida de coisa difícil, inacessível até.

No sábado pela manhã, minha esposa Ana Maria levou para um passeio turístico pela região todas as esposas dos aeromodelistas e juízes presentes. Foi a maneira que encontramos de agradar e homenagear as nossas caras metades, que muitas vezes nos acompanham e nada tem a fazer durante o desenrolar de um evento/prova.

O encerramento oficial da Copa Brasil de Aeromodelismo Escala 2016 deu-se no jantar de confraternização que aconteceu no sábado. Local turístico, o Restaurante Moinho do Vale encontra-se no centro de Blumenau. Gastronomia e companhia perfeitas. Muito bate papo e descontração total. Após o jantar, pedi a palavra para anunciar os vencedores. Aproveitei para agradecer a COBRA, na pessoa do seu Presidente Rogério Lorizola, pelo apoio e confiança, a Prefeitura Municipal de Blumenau, na pessoa do seu Secretário de Turismo Ricardo Stodieck em abraçar e acreditar no evento, a minha esposa Ana Maria que sempre esteve ao meu lado, aos participantes da Copa e todas as demais pessoas que permitiram e contribuíram para que a CBAE 2016 se tornasse realidade. A seguir a lista com os vencedores por modalidade
Copa Brasil de Aeromodelismo Escala 2016: Missão cumprida!
Edson Luiz Trierweiler(*)
Entregue os troféus aos vencedores, o Presidente da COBRA distribuiu aos três primeiros colocados de cada categoria o boné oficial da COBRA, e o primeiro colocado de cada categoria recebeu 1 ano de BRA gratuito.

E para finalizar esta noite especial, Carlos Espínola estava de aniversário! Agradou a todos os presentes, oferecendo um delicioso bolo de aniversário!

E assim terminou a Copa Brasil de Aeromodelismo Escala 2016! Que venha o Campeonato Brasileiro de Escala 2017! Nos veremos todos lá!

(*)Presidente do Flugmodell Club Blumenau

NE: A Revista Hobby News apóia parabeniza a iniciativa de Edson Luiz Trierweiler que com recursos próprios desenvolve e incentiva demais a catehoria Escala do aeromodelismo, além de promover a prova Naftalina para aeromodelos VCC. São iniciativas descompromissadas como estas que desenvolvem o nosso hobby/esporte.