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LIMPANDO SEU AUTOMODELO

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Ricardo Pedro

Quando adquirimos algum bem, sempre procuramos mantê-lo em perfeito estado para que dure para sempre ou o maior tempo possível. No caso do automodelo, a estratégia é a mesma, por se tratar de um equipamento de custo significativo e também para o termos sempre em perfeitas condições de uso. Portanto, o negócio é mantê-lo limpo e regulado, tendo sempre, assim, lazer e momentos de descontração.

Então, vamos lá! Na hora da diversão, tudo é muito legal, mas depois que chegamos a nossa casa, precisamos deixar tudo limpo. Aqui vão algumas dicas para facilitar na hora da limpeza dos autos:

- O trabalho é fácil e rápido; para quem curte o hobby, é mais um pouco de diversão.

- Comece verificando tudo, procurando por peças soltas, trincadas ou quebradas para repará-las ou substituí-las (se for o caso).

- Lave a bolha com água e sabão, com uma espuma macia, a fim de evitar riscos. Um ponto muito importante fica por conta dos pneus, que podem se descolar da roda e, na próxima corrida, podem rasgar gerando despesas. Lave bem as rodas e verifique os pneus para que, depois de limpos, possam ser recolados.

- Concluindo a inspeção, comece pelo chassi, limpando-o com escova, pincel e pano com água ou álcool. Em caso de sujeira mais profunda, como barro, é conveniente desmontar o auto e lavá-lo para obter uma limpeza mais eficiente.

- Feito isso, limpe o sistema de suspensão com pincel de cerdas mais duras para retirar a sujeira impregnada nas peças, e pulverize álcool para mais facilidade na remoção. Para uma limpeza mais profunda, retire a suspensão do chassi, lavando-a com água e sabão e enxaguando-a bem; depois, lubrifique as peças do diferencial antes de montá-lo.

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- A parte mais delicada na limpeza é a eletrônica, que não pode ser molhada para não correr risco de queimar as peças. Nessa parte, o mais conveniente é passar um pano úmido ou com álcool (tome cuidado com o álcool, pois pode manchar peças plásticas, dependendo da marca do automodelo). Utilize escovas de dentes para alcançar pontos mais estreitos, que ajudam muito nessa parte. Uma dica bem legal é envolver o receptor e a bateria em bexiga de festa, evitando sujar ou molhar esses equipamentos.

- Estamos com quase todo o automodelo limpo. Agora é hora da montagem para quem desmontou e dos cuidados finais.

- Esgote todo o combustível do tanque para que não corra risco de contaminação do combustível. Feito isso, se precisar limpar o tanque, remova-o e lave-o com álcool, deixando secar bem antes de montá-lo novamente.

- Próximo passo: lave com água e sabão o filtro de ar, deixando-o secar bem antes de montá-lo e evitando que a água entre em contato com o motor. A dica para o filtro de ar é substituir a espuma a cada quatro corridas na terra, evitando que a sujeira se desprenda do filtro e contamine o motor, queimando velas.

- Com tudo limpo, retire a vela do motor e coloque “after run”, protegendo o motor de oxidação e aumentando sua vida útil.

- Com relação à suspensão, é interessante que seja verificada a compressão dos amortecedores, substituindo o óleo, se necessário, ou a cada quatro corridas em terra. Dica para óleos: não deixe passar muito tempo sem trocá-los porque a contaminação do óleo com terra desgasta a carcaça do amortecedor quando for de plástico, podendo causar folgas e vazamentos.

- Finalizando, reaperte os parafusos sem muita pressão nos que estão diretamente no plástico, evitando espanar algum deles. Dica legal para parafusos no plástico é colocar uma gota de bonder e, para o metal, utilizar sempre trava rosca de intensidade média, para melhor fixação.

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- Tudo pronto, agora é só recarregar as baterias e acelerar novamente. Se for guardar o automodelo, recarregue somente as baterias de Lipo ou Life; se elas foram de níquel, cádmio ou lítio, deixe para carregá-las na véspera das corridas, ok!

Resumindo: equipamento sempre limpo e regulado é diversão garantida. Com isso, evitamos surpresas desagradáveis durante a diversão e, o mais importante, o equipamento estará sempre em perfeito estado!

Boa diversão!