gallery/logo
gallery/hoverasset 22

UM PEQUENO MUSEU EM GOIÂNIA

José Luiz Affonso

Na cidade de Goiânia (GO) existe um “pequeno” museu de assuntos militares mantido pelo colecionador e modelista George Zoé Toubas. Essa aventura começou quando ele tinha apenas 8 anos de idade e sua mãe lhe deu um kit da Revell de um Martim Mariner BPM-5.

Inicialmente suas brincadeiras se limitavam a fantasiosas batalhas entre tanques e soldadinhos de plásticos, até que um livro da 2ª Guerra Mundial caiu em suas mãos e ele passou a se interessar pelo assunto.

O encouraçado Italiano VITTORIO VENETO da marinha Fascista Italiana de Mussolini da época da Segunda Guerra, chamou sua atenção e George decidiu que iria construir uma réplica em madeira. O resultado ficou satisfatório o que incentivou George a construir outros navios. Hoje sua coleção soma mais de 80 embarcações de diferentes classes e épocas feitas em madeira.

Das embarcações para os aviões foi um salto, sempre procurando reproduzir fielmente tudo o que via em livros. Sua coleção também é composta de 3.000 figuras militares em várias escalas que reproduzem vários exércitos em várias escalas, com destaque especial para o Afrika Korps do Marechal Romel.

Sua coleção soma mais de 4.000 itens entre embarcações, aviões, dioramas, figuras e artefatos militares em geral, e constantemente é matéria em jornais e revistas da região. A visitação é aberta ao público com o acompanhamento de George Toubas onde seu sonho maior é colocar sua coleção em um espaço maior para exposição.

gallery/geoge_toubas_foto5
gallery/img-20160701-wa0083
gallery/20160326_155920