gallery/logo

Selecionando seu primeiro carro

Uma das melhores coisas sobre o automodelismo RC é a incrível variedade de veículos que há para escolher. Mas como você escolhe o carro ou o caminhão diante de tantas ótimas escolhas? Tudo o que você precisa fazer é perguntar-se...

 As três grandes perguntas
Para escolher seu primeiro automodelo RC, você precisa responder três questões básicas: Motor a combustão ou elétrico? Kit ou pronto para rodar (RTR)? On-Road ou Off-Road? Vamos abordar essas questões uma a uma.

Motor a Combustão ou Elétrico?

Geralmente os sites e revistas especializadas recomendam que se inicie pelos autos RC elétricos por serem mais acessíveis em termos de preço, mais silenciosos, mais fáceis de manter e exigem menos manutenção do que os modelos de motor a combustão interna. Mas se você quer sentir a real força de um motor, cheiro de combustível e o ronco do motor, vá de combustão interna. Existem muitos modelos no mercado que estão voltados para os iniciantes e com uma faixa de preço bem elástica e nada proibitiva. Feita essa escolha, o segundo ponto é a escolha entre um kit ou um modelo ready-to-run (RTR).

gallery/foto 4

José Luiz Affonso

gallery/foto 14
gallery/foto 5
gallery/foto 7
gallery/foto 13
gallery/foto 11
gallery/hoverasset 22

Kit ou RTR? 
Não há melhor nem pior neste item, é tudo uma questão de preferência pessoal. Se você gosta de construir coisas, você vai adorar construir um carro RC. É fácil, gratificante, e você conhecerá seu modelo por dentro e por fora quando estiver pronto. Mas se você simplesmente não suporta chaves de fenda e manuais de instruções, um RTR é o caminho a seguir. Se você está começando com um modelo a combustão interna, e você não é um expert em mecânica, o RTR provavelmente é o melhor caminho a seguir. O fabricante montará e fará todas as configurações necessárias corretamente e você só terá que se concentrar no ajuste correto do motor, e mesmo assim sempre haverá um modelista mais experiente para lhe ajudar.

gallery/foto 9
gallery/foto 3

On-Road ou Off-Road? 
É simples: qualquer modelo Off-Road também pode ser usado em pavimento, mas um carro On-Road só pode ser usado em pavimento. Se você deseja sentir o desempenho de um modelo em uma estrada escolha um modelo On-Road. Mas seja honesto: você tem certeza de que não será tentado a se aventurar por pistas de terra, com muita poeira e saltos incríveis? É uma dúvida cruel, mas só depende de você.

Limitando suas escolhas
OK, então você se decidiu por kits ou RTRs, combustível ou elétrico, e On-Road versus Off-Road. Você sabe qual categoria de modelo que vai escolher? Mas como você escolhe um modelo? Considere o seguinte:

Mantenha seu orçamento em mente. Há mais para comprar em um carro RC do que o próprio carro; você também precisará de equipamentos de suporte. Certifique-se de considerar o custo total de tudo o que precisa para completar e rodar com o seu modelo. Para alguns RTR, você só precisa de combustível e algumas pilhas AA para o transmissor. Se você está comprando um kit, você precisará de um sistema de rádio completo, tinta, bateria ou combustível, um carregador e outros itens, dependendo do kit. Consulte a lista de verificação "O que você precisa" fornecida pelo fabricante para obter mais informações.

Fornecedores confiáveis.  Antes de adquirir seu primeiro modelo faça uma pesquisa, principalmente com seus amigos, para escolher onde comprar. Se em sua cidade não houver uma loja especializada também procure informações e indicações de lojas junto a seus amigos e clubes. Mesmo que você encontre ofertas tentadoras na internet em lojas no exterior, leve em consideração remessa, assistência técnica e suporte para peças. Nem sempre o barato sai barato.

O que seus amigos têm? Seus amigos são uma boa referência para te ajudar em sua escolha. Pesquise os modelos que eles têm, opiniões, sugestões e, principalmente, criticas. Existem vários fóruns de discussão na internet que reúne praticantes da modalidade e também é uma boa fonte de pesquisa para analise.

 

Qual tipo de carro é para você?

Carro de turismo 4WD (touring car). Os carros de turismo, também conhecidos como "sedans", mesmo quando usam bolhas (carroceria) de cupê, é uma opção para pilotagens velozes ou brincadeiras mais suaves, podem ser encontrados com motores elétricos ou de combustão interna. Mas, lembrem-se, os sedans são apenas para uso em pavimento.

Buggy escala 1/10 2WD

Os buggys de escala 1/10 são quase exclusivamente elétricos e geralmente reservados para sua própria classe de corrida, mas também podem ser máquinas divertidas de pilotagem Off-Road e não são ruins no pavimento, apenas esteja preparado para um desgaste mais acentuado dos pneus.

Buggy escala 1/10 2WD (Stadium Truck)

Pense nessa categoria como o irmão maior dos buggys. São mais compridos e mais estáveis e proporcionam boas aventuras Na pilotagem Off-Road. Nessa categoria a combustão interna é uma opção quase que unânime.

Buggy escala 1/8 4WD
Estes grandes buggys são exclusivamente equipados com motores a combustão interna e muito resistente a sujeira. São modelos velozes e permitem manobras arrojadas com saltos incríveis sobre obstáculos. Pode ter um preço um pouco salgado, mas o custo x beneficio é compensador.

Monster Truck
Os Monster Truck 4WD estão disponíveis em todas as formas e tamanhos, desde motores elétricos até equipados com motores duplos de combustão interna. O modelo RTR escala 1/8 de combustão interna é o modelo mais popular. Este tipo de modelo pode enfrentar qualquer tipo de terreno e seu desempenho é impressionante, mas podem ser caros.

Mini
A maioria dos minis são escala 1/18, mas alguns são escala 1/24 ou 1/28. Podem ser encontrados nas opções On ou Off-Road, e normalmente equipados com motores elétricos, embora modelos com combustão interna estejam surgindo e agradando muito os modelistas. Os minis de corrida podem custar tanto quanto carros RC maiores, mas a maioria dos modelistas escolhe os RTRs de baixo custo. Minis podem ser usados em ambientes fechados e exteriores, graças ao seu pequeno tamanho.

Motocicleta
Sim, esses modelos realmente andam em duas rodas! As motos RC não são máquinas ideais para iniciantes (especialmente se você escolher motor de combustão interna). São muito divertidas e um bom desafio para os iniciantes.

Dragsters

Os carros dessa categoria podem ter motores elétricos ou com combustível e são apenas para competição de arrancada. Assim como na vida real os dragsters RC são construídos para aceleração pura e as competições acontecem em pisos especialmente preparados. Não são muito resistentes, mas se você quer apenas velocidade...

Tanques e Caminhões e outros...
Nos últimos anos foram lançados no mercado vários modelos de caminhões e tanques de guerra. Hoje as opções são variadas. Os caminhões são ricos em detalhes e funções, além de efeitos sonoros precisos. Outros modelos que também vêem se tornando muito populares são os tratores em geral com vários modelos disponíveis. Como os caminhões, os tanques e tratores também são ricos em detalhes e efeitos sonoros. Infelizmente ainda são modelos caros e normalmente vendidos em kits para montar, sendo que alguns requerem muita habilidade do modelista.